Mini Glossário de métricas online

Nos deparamos  frequentemente no mundo on-line com termos e nomenclaturas sobre: medição, tráfego de campanhas e performance. O que gera muitas dúvidas, dentro deste mercado em desenvolvimento e ainda carente de profissionais com longa experiência.

A IAB ( Interactive Advertising Bureau) possui um guia de métricas recheado, com o propósito  de auxiliar os profissionais de mídia online. Há também uma versão no site da IAB Brasil, porém um pouco desatualizado.

Fizemos uma lista com alguns dos termos mais comuns no meio publicitário, esperamos que seja útil. 😉

Ad Network: Uma rede que agrega sites, geralmente verticais. Intermediando a relação entre anunciante/agências com estes sites. A Ad network representa comercialmente uma parte do inventário destes sites.

Ad server – Servidor de anúncios: Plataforma de publicidade que realiza a entrega de banners em sites requisitados em determinada página de um site. Através dele controla-se o inventário de sites. Para anunciantes/agências ele é responsável por consolidar os dados da campanha e apresentar as métricas utilizadas para monitoramento e otimização.

Behavioral Target: Ao pé da letra, comportamento do usuário dentro do ambiente on-line. Monitora por exemplo as páginas mais acessadas por determinado perfil de públicos. Bastante utilizada para performance de campanhas, segmentação.

CTR (Click-Throughs): Percentual de cliques gerados por um banner um anúncio. Calcula-se dividindo  o números de cliques pelo total de impressões do banner.

Cookie: Uma pequena informação que é armazenado no browser com o propósito de identificar as atividades da audiencia durante visitas ou sessões.

CPA: Custo por aquisição. A aquisição é definida pelo negócio do anunciante, como por exemplo uma venda, uma transação ou um clique.

CPC: Custo por clique do banner.

CPM: Custo por mil impressões do banner. Negociação mais utilizada no mercado publicitário.

Frequency: Número de vezes que um anúncio é exibido para o mesmo browser em uma única sessão ou período de tempo.

Impressão: Cada exposição de banner ou outro elemento publicitário é contabilizado como uma impressão.

ROI: Retorno do investimento, lucro líquido dividido pelo investimento.

Rich media: É o conjunto algumas opções e linguagens (Flash , JavaScript por exemplo) aplicadas aos banners, que permitem conter vídeos, sons e games por exemplo. Aumentando as oportunidades de interação entre usuário x banner.

SEM (Search engine marketing): Estudo de Marketing voltado para otimização na visibilidade de sites nos resultados de busca.

SEO (Search engine optimization): Processo que visa melhorar o volume e a qualidade do tráfego para um site através de buscas orgânicas.

Vale citar alguns formatos de banner comuns do mercado brasileiro: Dhtml, floating, arroba, superbanner, fullbanner, expansíveis, skyscrapper, textlink entre outros.

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